Sobre o Exame
Trata-se de um tipo de biópsia para diagnosticas câncer de mama, sendo realizada em ambulatório, sem necessidade de internação.
O exame tem máxima precisão em relação a retirada do material, pois utiliza um sistema de corte a vácuo, que possibilita definir se o tecido possui células cancerígenas.
É aplicada uma anestesia no local com uma pequena incisão na pele, no qual é inserida uma agulha que guiará para a captura da imagem até a lesão.
Ao final do procedimento e colocado um clipe para desmarcar o local onde foi realizada a biopsia de forma a possibilitar que o local possa ser explorado de forma mais precisa caso haja necessidade de tratamentos ou também para retirada de imagens em exames futuros.
A vantagem na realização desse exame, eventualmente será necessária refazer a biópsia, é possível retirar uma amostra em um único procedimento, em caso de lesões pequenas e begninas, é possível a retirada completa por meio desse procedimento.
Preparos
Informações importantes para a realização do exame de mamotomia
Para a realização do exame será necessário que o médico suspenda as medicações que contenham antiagrefantes plaquetários ou antigoagulantes orais, sete dias antes do procedimento e dois dias após, para que o processo ocorra de forma adequada.
Importante ressaltar não poderia realizar o uso dos seguintes medicamentos:
- Ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Buferin ou Somalgin);
- Clopidrogel (Plavix) e Ticlopidina (Ticlid);
- Anticoagulantes orais como: marevan, coumadin ou varfarin
Antes e após o exame:
- Exame dura aproximadamente uma hora;
- Necessário levar acompanhante;
- Tempo do procedimento é de uma hora;
- Evitar esforço físico nos dois dias após o procedimento;
- Evitar molhar o curativo por 24h (colocado após o procedimento);
- Aplicar compressas de gelo nas primeiras 24h (diminui a formação de hematomas).