Sobre o Exame
A biópsia é um exame invasivo e tem como finalidade analisar diversos tecidos dos corpos, tais como pele, pulmão, músculo, osso, fígado, rim ou baço.
Por meio dele é possível verificar qualquer mudança como alteração da forma e tamanho das células e auxiliar no diagnóstico de câncer e outros problemas de saúde.
A biópsia é indicada quando há suspeita de alterações celulares, sendo normalmente solicitada após realização de exames de sangue ou de imagem.
Quando a biopsia é solicitada para diagnóstico de doenças infecciosas, ela auxiliará a identificar o agente infeccioso responsável pela alteração, bem como indicar alterações em órgãos e tecidos em portadores de doenças autoimunes.
A biopsia pode ser realizada:
- Biópsia do útero: identificar possíveis alterações no tecido de revestimento do útero que possam indicar crescimento anormal do endométrio, infecções do útero ou câncer;
- Biópsia da próstata: identificar possíveis alterações na próstata;
- Biópsia do fígado: diagnosticar câncer ou outras lesões do figado como cirrose ou hepatite B e C;
- Biópsia da medula: diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças no sangue como leucemia e linfoma.
- Biópsia dos rins: realizada quando existem proteínas ou sangue na urina, ajudando na identificação de problemas nos rins.
A realização da biópsia externa, é feita com anestesia local ou sedação leve, ao passo que em caso de biópsias internas, o procedimento é orientado por meio de imagens, usando técnicas como a tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética, no qual é possível observar os órgãos.