Mamografia – Clínica Rossetti Agendamento
EXAMES

Mamografia Digital

Sobre o Exame

Ter o diagnóstico correto é um primeiro passo crítico para fornecer o melhor tratamento possível.

Se uma mamografia de rastreamento detectar uma preocupação ou anormalidade, o paciente será solicitado a fazer uma mamografia diagnóstica.

As mamografias digitais desempenham um papel crítico na triagem e diagnóstico precoce de doenças da mama porque têm a capacidade de mostrar com mais precisão as alterações no tecido mamário antes que você ou seu médico as sintam.

Nosso equipamento de mamografia digital é de última geração e permite que os médicos visualizem imagens em tempo real e examinem a mama com mais detalhes.

Por que mamografia digital? Maior precisão e tranquilidade

A mamografia continua sendo o padrão ouro para o rastreamento do câncer de mama em estágio inicial.

Na Clínica Rossetti, usamos mamografia digital para permitir que os radiologistas capturem e manipulem as imagens para que as anormalidades possam ser vistas com mais facilidade. O procedimento para uma mamografia digital é realizado basicamente da mesma forma que uma mamografia padrão.

Ao contrário da mamografia baseada em filme, a mamografia digital usa condutores eletrônicos baseados em computador para exibir uma imagem do interior da mama para obter as imagens mais claras e precisas, para levar a um diagnóstico correto.

Se o seu médico achar que você precisa de alguma avaliação, tratamento ou biópsia adicional, você também conseguirá realizar aqui na Clínica Rossetti. Além disso, dispomos de equipamentos de ultrassom e ressonância magnética para a avaliação de massas suspeitas.

Dúvidas frequentes

Quais são os benefícios da mamografia de rastreamento?

A mamografia de triagem de alta qualidade de hoje é a melhor ferramenta disponível para detectar o câncer de mama antes que os nódulos possam ser sentidos ou os sintomas apareçam.

Você tem uma chance melhor de sobreviver ao câncer de mama se o seu médico o encontrar e tratar precocemente, enquanto é pequeno e não se espalhou.

A triagem não garante que você não terá câncer ou morrerá por causa dele, especialmente se for encontrado depois de se espalhar. Mas a triagem regular pode ajudar a encontrar o câncer mais cedo.

Existe um risco de exposição à radiação de fazer mamografias regulares?

Você pode perguntar ao seu médico sobre a quantidade de radiação usada durante o procedimento. Pergunte sobre os riscos relacionados ao seu caso particular.

Um cuidado especial é garantir que a menor quantidade possível de radiação seja usada quando você fizer uma mamografia.

O que uma mulher deve esperar ao fazer uma mamografia?

Não use desodorante, pó ou loções no dia da mamografia.

Duas superfícies planas (placas) são espremidas lentamente. Eles comprimem cada mama por alguns segundos.

Esta compressão pode ser um pouco dolorosa. Mas é preciso fazer as melhores fotos usando a menor quantidade de radiação possível.

As mamografias são dolorosas?

Você pode achar que a pressão das placas nos seios é desconfortável ou até dolorosa.

É importante cronometrar sua mamografia quando seus seios não estiverem sensíveis. Em mulheres na pré-menopausa, isso geralmente ocorre 1 semana após o período menstrual.

Se você tiver desconforto ou dor, peça ao técnico para reposicioná-lo para tentar torná-lo o mais indolor possível.

Lembre-se de que cada raio-X leva apenas alguns instantes e pode salvar sua vida.

Posso realizar mamografia quando tenho implantes ou prótese de silicone?

Sim, você pode realizar a mamografia sem problemas.

Se você tem implantes mamários, você ainda deve fazer mamografias regulares conforme recomendado (a menos que você tenha removido os dois seios com uma mastectomia bilateral antes de colocar os implantes). É importante informar ao técnico que você tem implantes antes de iniciar a mamografia.

O que é o BIRADS que sempre é citado nos laudos das mamografias?

É um sistema de laudo que teve a primeira publicação na década de noventa nos EUA.

Hoje é adotado em quase todo o mundo, inclusive no Brasil. Os órgãos competentes recomendam sua adoção nas descrições dos laudos objetivando uniformizar e normatizar as terminologias evitando confusão e erros de interpretação.

É sempre importante mostrar o laudo ao mastologista para que ele realize a análise com precisão e passe as conclusões para a paciente evitando erros.

Preparos

Confira os requisitos para fazer a mamografia

• Não usar creme, nem talco na região das mamas e axilas;
• Trazer pedido médico físico (se tiver) e carteirinha;
• Trazer os exames anteriores dos últimos três anos (se tiver);