Densitometria Óssea – Clínica Rossetti Agendamento
EXAMES

Densitometria Óssea

Sobre o Exame

Um exame de densitometria óssea é usado para medir o conteúdo mineral ósseo e sua densidade. Por várias razões, o exame densitometria é considerado o “padrão ouro” ou o teste mais preciso.

Por meio deste exame é possível entender se o paciente tem diminuição da massa óssea, o que causa uma condição na qual os ossos são mais frágeis e propensos a quebrar ou fraturar facilmente.

Este exame é utilizado para diagnosticar:

• osteopenia
  • osteoporose

O teste de densitometria óssea pode encontrar a diminuição da densidade e força óssea em um estágio muito anterior, quando o tratamento pode ser benéfico.

Quando o exame indica que o paciente tem osteoporose?

• Um T-score dentro de 1 SD (+1 ou -1) da média do adulto jovem indica densidade óssea normal.
  • Um T-score de 1 a 2,5 DP abaixo da média do adulto jovem (-1 a -2,5 DP) indica baixa massa óssea.
  • Um escore T de 2,5 DP ou mais abaixo da média do adulto jovem (mais de -2,5 DP) indica a presença de osteoporose.

Dúvidas frequentes

Os homens podem ter osteoporose?

Uma em cada duas mulheres e um em cada quatro homens têm uma fratura osteoporótica se viverem mais de 50 anos.

Também sabemos que os homens morrem mais frequentemente do que as mulheres após uma fratura de quadril. Então, sim, os homens precisam se preocupar. Embora os homens geralmente construam mais ossos e tenham maior pico de massa óssea, sua massa óssea começa a diminuir por volta dos 70 anos.

O American College of Physicians recomenda que os médicos realizem periodicamente uma avaliação individualizada dos fatores de risco para osteoporose em homens mais velhos.

Se eu tiver familiares com osteoporose, também desenvolverei osteoporose?

Ter um forte histórico familiar de osteoporose está associado a um risco aumentado de desenvolver a doença.

Certifique-se de consumir muitos alimentos ricos em cálcio, inclua atividades físicas e reduza hábitos como fumar e consumir álcool em excesso.

Estou tomando um medicamento que contribui para a perda óssea. Devo parar de tomar esses medicamentos para proteger meus ossos?

Isso é algo para discutir com seu médico.

Conte-lhe sobre suas preocupações. Mas lembre-se de que seu médico prescreveu os medicamentos por um motivo. Essa razão provavelmente supera as preocupações com a perda óssea.

Seu médico, no entanto, pode (ou não) ser capaz de prescrever algo diferente. Veja também os folhetos sobre risco e concentre-se nas estratégias que você pode usar para prevenir a perda óssea, quedas e fraturas.

O que causa osteoporose ou osteopenia?

Existem duas classificações principais de causas para a perda óssea:

• A osteoporose primária refere-se à perda óssea como resultado do envelhecimento (perdemos densidade óssea à medida que envelhecemos).

As mulheres perdem mais densidade óssea devido à redução do estrogênio após a menopausa). Além disso, a genética também interfere muito, isso porque cerca de 62% da estrutura óssea está relacionada à raça e à história familiar.

• A osteoporose secundária refere-se à perda óssea que é causada porque você tem uma condição médica crônica ou toma um medicamento que pode afetar a perda óssea ou aumentar o risco de fratura.